sexta-feira, 26 de junho de 2015

O que ver no Louvre?

O Museu do Louvre é um dos maiores e mais importantes museus do mundo! Nele você poderá ver de perto pinturas renascentistas; esculturas gregas, romanas, egípcias; peças arqueológicas e muito mais. 
Vou apresentar neste post algumas das renomadas peças que você não pode deixar de conferir.


1. Monalisa

A "Monalisa" ou "Gioconda", a mais famosa obra de Leonardo da Vinci está no Louvre e recebe um imenso público diário para admirá-la. Geralmente, a sala onde se encontra o quadro sempre está cheia.
O interessante é que não é um imenso quadro. Suas dimensões são de 77cm por 53 cm. Ninguém chega tão perto, pois há um cerado ao redor, limitando a aproximação do público. Além disso, a obra está envolvida por um vidro e seguranças permanecem posicionados ao seu lado.
Foi pintada entre 1503 e 1517 e está no Louvre desde 1797.





2. Vênus de Milo (Afrodite)

Foi encontrada em 1820, na Ilha de Milos, Grécia, e já estava sem os braços. É a famosa estátua de Afrodite, a deusa do amor romântico.










3. Escriba sentado

 Além do "escriba sentado", inúmeras obras do Egito Antigo podem ser vistas e apreciadas no Louvre.












4. Appolo 

Esta estátua foi adquirida pelo Louvre pouco depois de 1807, quando Napoleão I comprou uma coleção de Camillo Borghese. É a melhor cópia do Apollo Sauroktonos (lagarto assassino). O original, de bronze, é datado do século IV a.C.




5. Código de Hamurabi


A pedra com o Código de Hamurabi, com suas 282 leis, da antiga Babilônia, também pode ser apreciado no Louvre. É a legislação mais antiga que se tem conhecimento. No museu está a pedra original. No Pergamum Museum, em Berlim, pude ver uma cópia da peça. 







6. Capitel de uma coluna da sala de audiências do rei Dario I


Olhando esta parte de uma das colunas que sustentavam e adornavam o palácio de Dario, ficamos emocionados de imaginar como era a sala onde os reis receberam Ester, Daniel e até Neemias.

Reconstrução de como seria a sala de audiências em Susã.



Destaquei algumas obras que, para mim, são importantíssimas. Mas tem muita coisa boa para se apreciar e se encantar no Louvre!





Nenhum comentário:

Postar um comentário