quinta-feira, 11 de junho de 2015

O Louvre: riqueza apaixonante

Foto: Divulgação site Viver na boa

Paris... Paris... A Cidade Luz! Conhecida assim graças ao Iluminismo, que defendia o uso da razão (luz – contrapondo com a Idade Média – trevas) e por se tornar o centro das ideias iluministas. Muitas riquezas nos apresentam a encantadora Paris, mas vou começar pela riqueza cultural e arqueológica contida em um majestoso espaço: o Museu do Louvre.

Não tem como passar por Paris e não visitar o Louvre. E um dia é pouco para caminhar por ele e admirar tudo o que nele está exposto. Em minha visita à Paris, no ano de 2013, infelizmente tive apenas um dia dedicado a ele. O bom é que, com o mapa do museu, que você recebe logo que compra o ingresso, pode priorizar as salas e objetos que quer ver.

Em 1190, o rei Filipe II fundou o Castelo do Louvre, neste mesmo local. As muralhas do Castelo podem ser visitadas no interior do museu. No século XVI, a antiga fortaleza foi demolida e construído o Palácio do Louvre, inicialmente como residência real. Com a transferência da residência real para outro palácio, em 1793, foi criado o Museu.

As primeiras obras expostas foram as coleções reais. Com o passar do tempo, as coleções foram enriquecidas. O Louvre se tornou um dos maiores e mais renomados museus do mundo.

A entrada do Louvre se faz pela pirâmide de vidro, projeto do arquiteto Ieoh Ming Pei, contratado para reestruturar o museu e melhor aproveitar seu espaço. Este projeto foi inaugurado em 1988, com muitas críticas e prêmios. Muitos parisienses achavam que a moderna pirâmide se opunha a majestosa construção monárquica francesa. Hoje a pirâmide do Louvre, com seus 21 metros, é aceita e faz parte do postal do Museu. É um majestoso projeto, com certeza. Encanta a todos. Entrando pelo metrô, podemos ver uma pirâmide invertida para dentro do museu, que também é muito bonita.

Em três alas (Sully, Richelieu e Denon) e oito departamentos, o Louvre reúne antiguidades orientais, egípcias, gregas, romanas, Pinturas de artistas diversos, Esculturas e muito mais. Em outro post vou falar de algumas maravilhas históricas que podem ser vistas lá.
Parte do folheto do museu

É importante saber:
- O museu abre diariamente, exceto de terça-feira e em alguns feriados franceses.
- Aberto das 9h às 18h. Quartas e sextas até às 21h45.
- Ingresso para a coleção permanente: 12 € e vale o dia todo. (Cotação: junho/2015)
- É permitido fotografas, mas sem o uso de flash (é legal respeitar para preservação do acervo)
- Você pode alugar um áudio-guia para a explicação da exposição. Disponível em vários idiomas.
- Tome cuidado com bolsas e carteiras! O aviso está em todo o museu: não se distraia!
- Ao visitar um museu tão importante, compre o livro do museu de recordação. Eu sempre faço isso!

Mapa do Museu do Louvre - Este folheto você tem acesso na bilheteria do museu.

 
A maquete do Castelo do Louvre

Uma das belas salas com esculturas

Pirâmide interna para quem chega pelo metrô

O que restou das muralhas do Castelo do Louvre

O Palácio do Louvre e a Pirâmide de entrada do Museu

O arco do triunfo do Castelo do Louvre

As muralhas do Castelo do Louvre



Visite o site do Museu: http://www.louvre.fr

Fontes:

Fotos: Arquivo pessoal




Nenhum comentário:

Postar um comentário