quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A encantadora Frankfurt!

Passei apenas algumas horas em Frankfurt, na Alemanha, em uma conexão voltando do Japão, mas já vale um post especial, pois a cidade é realmente encantadora!
O aeroporto de Frankfurt é o terceiro mais movimentado da Europa! Então, frequentemente, milhares de pessoas passam por uma longa conexão por ele, deixando se perder a riquíssima oportunidade de conhecer a cidade.
Se você for passar por umas horinhas de conexão, opte em deixar o aeroporto e seguir para o centro da cidade, a quinze minutos de táxi dali! A corrida até o centro me custou 27 euros.

A opção que fiz foi descer na famosa Römemberg, praça no centro da parte antiga da cidade. Foi uma ótima decisão, pois à pé pude passear ao seu redor, onde está a Catedral, o rio Main, a antiga prefeitura, o comécio com diversas lojas, a ponte Eiserner Steg etc.

Römerberg


A praça tem a arquitetura bem germânica e sua história remete ao século XII. Nela está também a antiga prefeitura.

Prefeitura - Zum Römer



Ostzeile


Originalmente construído entre os séculos XIV e XV, reconstruídos depois da II Guerra Mundial. São construções de madeira.

Rio Main (Meno) e Ponte Eiserner



Românticas mensagens de amor e cadeados enfeitam a Eiserner Steg, sobre o Rio Main (Meno)

Compras e lazer

Você pode escolher comer um lanche típico na rua que segue em frente à Römerberg, comer no Bugger King ou Mac Donald's, tomar um sorvete na loja da Haggen Daaz ou caminhar pelas lojas das mais diversas marcas.





Catedral de Frankfurt - Igreja de São Bartolomeu

De 1562 a 1792, imperadores foram coroados aqui! A primeira igreja foi construída em 852. Depois ela foi remodelada e reconstruída diversas vezes. A maior parte dos elementos dessa catedral são do século XV.
Na II Guerra Mundial a igreja permaneceu de pé, mas seu interior foi queimado. Depois foi reformada.



sexta-feira, 26 de junho de 2015

O que ver no Louvre?

O Museu do Louvre é um dos maiores e mais importantes museus do mundo! Nele você poderá ver de perto pinturas renascentistas; esculturas gregas, romanas, egípcias; peças arqueológicas e muito mais. 
Vou apresentar neste post algumas das renomadas peças que você não pode deixar de conferir.


1. Monalisa

A "Monalisa" ou "Gioconda", a mais famosa obra de Leonardo da Vinci está no Louvre e recebe um imenso público diário para admirá-la. Geralmente, a sala onde se encontra o quadro sempre está cheia.
O interessante é que não é um imenso quadro. Suas dimensões são de 77cm por 53 cm. Ninguém chega tão perto, pois há um cerado ao redor, limitando a aproximação do público. Além disso, a obra está envolvida por um vidro e seguranças permanecem posicionados ao seu lado.
Foi pintada entre 1503 e 1517 e está no Louvre desde 1797.





2. Vênus de Milo (Afrodite)

Foi encontrada em 1820, na Ilha de Milos, Grécia, e já estava sem os braços. É a famosa estátua de Afrodite, a deusa do amor romântico.










3. Escriba sentado

 Além do "escriba sentado", inúmeras obras do Egito Antigo podem ser vistas e apreciadas no Louvre.












4. Appolo 

Esta estátua foi adquirida pelo Louvre pouco depois de 1807, quando Napoleão I comprou uma coleção de Camillo Borghese. É a melhor cópia do Apollo Sauroktonos (lagarto assassino). O original, de bronze, é datado do século IV a.C.




5. Código de Hamurabi


A pedra com o Código de Hamurabi, com suas 282 leis, da antiga Babilônia, também pode ser apreciado no Louvre. É a legislação mais antiga que se tem conhecimento. No museu está a pedra original. No Pergamum Museum, em Berlim, pude ver uma cópia da peça. 







6. Capitel de uma coluna da sala de audiências do rei Dario I


Olhando esta parte de uma das colunas que sustentavam e adornavam o palácio de Dario, ficamos emocionados de imaginar como era a sala onde os reis receberam Ester, Daniel e até Neemias.

Reconstrução de como seria a sala de audiências em Susã.



Destaquei algumas obras que, para mim, são importantíssimas. Mas tem muita coisa boa para se apreciar e se encantar no Louvre!





terça-feira, 16 de junho de 2015

Carrousel Du Louvre

No sub-solo do Museu do Louvre, podemos encontrar uma galeria de lojas diversas para todo turista se esbaldar!  O horário geralmente é das 10h às 20h.
Além das lojas, você pode escolher entre as muitas opções de restaurantes para saborear uma boa comida e de diversos tipos de culinárias (francesa, espanhola, mediterrânea, marroquina etc). É claro que, na dúvida, pode optar por um lanche conhecido no Mac Donald's.

Apple Store com a pirâmide invertida no Carrousel Du Louvre

Vista geral da galeria

Fóssil

Swatch

Maiores informações, acesse o site: http://en.carrouseldulouvre.com


A emoção de conhecer o Louvre em vídeo

Encontrei este vídeo no YouTube, no Canal Paris Tourism, e quero compartilhar com vocês. Ele demonstra a emoção e o encanto de caminhar pelo Museu do Louvre. Não deixe de assistir!

O engraçado é que me identifiquei com o casal que aparece no vídeo e com as expressões dos rostos deles.

Parabéns ao Canal pelo lindo vídeo!


quinta-feira, 11 de junho de 2015

O Louvre: riqueza apaixonante

Foto: Divulgação site Viver na boa

Paris... Paris... A Cidade Luz! Conhecida assim graças ao Iluminismo, que defendia o uso da razão (luz – contrapondo com a Idade Média – trevas) e por se tornar o centro das ideias iluministas. Muitas riquezas nos apresentam a encantadora Paris, mas vou começar pela riqueza cultural e arqueológica contida em um majestoso espaço: o Museu do Louvre.

Não tem como passar por Paris e não visitar o Louvre. E um dia é pouco para caminhar por ele e admirar tudo o que nele está exposto. Em minha visita à Paris, no ano de 2013, infelizmente tive apenas um dia dedicado a ele. O bom é que, com o mapa do museu, que você recebe logo que compra o ingresso, pode priorizar as salas e objetos que quer ver.

Em 1190, o rei Filipe II fundou o Castelo do Louvre, neste mesmo local. As muralhas do Castelo podem ser visitadas no interior do museu. No século XVI, a antiga fortaleza foi demolida e construído o Palácio do Louvre, inicialmente como residência real. Com a transferência da residência real para outro palácio, em 1793, foi criado o Museu.

As primeiras obras expostas foram as coleções reais. Com o passar do tempo, as coleções foram enriquecidas. O Louvre se tornou um dos maiores e mais renomados museus do mundo.

A entrada do Louvre se faz pela pirâmide de vidro, projeto do arquiteto Ieoh Ming Pei, contratado para reestruturar o museu e melhor aproveitar seu espaço. Este projeto foi inaugurado em 1988, com muitas críticas e prêmios. Muitos parisienses achavam que a moderna pirâmide se opunha a majestosa construção monárquica francesa. Hoje a pirâmide do Louvre, com seus 21 metros, é aceita e faz parte do postal do Museu. É um majestoso projeto, com certeza. Encanta a todos. Entrando pelo metrô, podemos ver uma pirâmide invertida para dentro do museu, que também é muito bonita.

Em três alas (Sully, Richelieu e Denon) e oito departamentos, o Louvre reúne antiguidades orientais, egípcias, gregas, romanas, Pinturas de artistas diversos, Esculturas e muito mais. Em outro post vou falar de algumas maravilhas históricas que podem ser vistas lá.
Parte do folheto do museu

É importante saber:
- O museu abre diariamente, exceto de terça-feira e em alguns feriados franceses.
- Aberto das 9h às 18h. Quartas e sextas até às 21h45.
- Ingresso para a coleção permanente: 12 € e vale o dia todo. (Cotação: junho/2015)
- É permitido fotografas, mas sem o uso de flash (é legal respeitar para preservação do acervo)
- Você pode alugar um áudio-guia para a explicação da exposição. Disponível em vários idiomas.
- Tome cuidado com bolsas e carteiras! O aviso está em todo o museu: não se distraia!
- Ao visitar um museu tão importante, compre o livro do museu de recordação. Eu sempre faço isso!

Mapa do Museu do Louvre - Este folheto você tem acesso na bilheteria do museu.

 
A maquete do Castelo do Louvre

Uma das belas salas com esculturas

Pirâmide interna para quem chega pelo metrô

O que restou das muralhas do Castelo do Louvre

O Palácio do Louvre e a Pirâmide de entrada do Museu

O arco do triunfo do Castelo do Louvre

As muralhas do Castelo do Louvre



Visite o site do Museu: http://www.louvre.fr

Fontes:

Fotos: Arquivo pessoal




Viajar? Quem não gosta?


Esta é minha primeira postagem neste blog para uma apresentação de porquê um blog de viagens. Desde muito pequena sonhava em conhecer o mundo! Quem já não sonhou assim? O interessante é que, ainda jovem, não tinha ido a muitos lugares e nem imaginava como isso seria possível. Minhas primeiras viagens foram nos livros e revistas. Explorava e conhecia o mundo através de textos e fotos. Hoje a internet abre muitos caminhos para que viajemos através dela. Você pode apenas digitar o nome de um lugar desconhecido no"Google" e inúmeras imagens e informações aparecem. Sendo assim, quero que este blog te ajude a viajar! Conhecer novos lugares, pelos quais já passei, ou aqueles que ainda continuo sonhando em conhecer! Quer viajar comigo? Me acompanhe! ;)

"Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças". I Tm 4.4