domingo, 26 de junho de 2016

Programando uma nova viagem


Achei interessante escrever sobre a programação de uma viagem. É importante se programar, estabelecendo um roteiro, um projeto e os custos da viagem. Podemos programar viagens rápidas, para um feriado prolongado, ou longas, para a temporada de férias.

Vale ressaltar que, quando fazemos o roteiro e planejamento por conta própria, sem. utilizar os serviços de uma agência, podemos economizar muito mais. Um pacote turístico em uma agência sai mais caro do que você montar o seu próprio pacote.

1. Esteja atento aos sites de passagens aéreas, para pesquisar promoções. Geralmente eu pesquiso no Decolar.com ou no Viajanet, que são sites que nos mostram em quais cias. aéreas a passagem está com o melhor preço. Depois, eu busco diretamente no site da cia. aérea, encontrando um preço melhor.

2. Passagens para vários destinos. Para viagens na Europa, eu compro a passagem de ida e volta para um destino. Depois, para viajar dentro da Europa, eu pesquiso nas empresas locais, como Easyjet e RyanAir. O que precisa-se estar atento é que o preço inclui seu assento e sua bagagem de mão (com tamanho delimitado). Uma bagagem maior a ser despachada é cobrada à parte. Outras opções são: WizzAir (para o leste europeu) e Vueling (origem e destino na Espanha). Estas são as mais conhecidas empresas low-coast da Europa. Mas antes de comprar, pense bem nas datas e horários escolhidos. A burocracia e custos para remarcar datas não valem a pena. Os lanches e bebidas são vendidos nas aeronaves.

3. Procurando um hotel. Geralmente eu prefiro um hotel de uma rede conhecida em uma boa localização. Em Berlim, escolhi um hotel próximo à estação de metrô e em uma movimentada avenida com opções de lanches, refeições, café da manhã etc. Em Santiago, escolhi a proximidade com a estação de metrô e a estação de ônibus. A proximidade com a linha de metrô e de ônibus em algumas cidades, te ajudam a economizar no transporte. Fiz minha inscrição na rede Accor (Le Club Accorhotels) e prefiro escolher um dos hoteis do grupo para juntar pontos. Mas uma boa opção é pesquisar no Booking.com que traz uma variedade imensa de hoteis e suas avaliações. Antes de fechar o hotel, eu sempre estudo o mapa da região e o transporte, localizando os locais que quero conhecer.

4. Seguro viagem. É muito importante, visto que em alguns países o atendimento médico e de acidentes pode ser caro. Com o seguro você fica amparado para eventualidades e até o extravio de bagagem. Em alguns países, o seguro é obrigatório.

5. Aluguel de carro. O aluguel de um carro compensa quando você quer sair de uma cidade para outra e fica na dúvida se existe a facilidade de transporte onde vai visitar. Nos Estados Unidos, acho muito viável o aluguel de carro. Em Portugal já fiz a opção pelo aluguel, para andar livremente de uma cidade a outra. Se o passeio se restringir apenas à Lisboa e região, vale a pena optar pelo metrô e contratar tours de agências.

6. Planejando o roteiro. Para elaborar seu roteiro, delimite os lugares de seu interesse. Depois trace dia a dia o que quer fazer. Estude no mapa como se locomover. Descarte o que não lhe interessa tanto.